Marketing Promocional - O futuro da Comunicação anda por aqui
Postado por Rafael Machado - 12/07/2012E talvez devido à falta de homogeneidade das definições do setor, temos muita polêmica.
Há quem acredita que MKT PROMO é um ramo da Publicidade, que seria mais adequado ao recém-surgido Marketing; e há quem acredita que somos apenas agitadores de festa e produtores de evento. Mas a grande verdade é que o Marketing Promocional ainda é uma área de trabalho relativamente nova (apenas 20 anos no Brasil mais ou menos), por isso, temos muito o que aprender, explorar e crescer. Crescer, principalmente, profissionalmente.
Se tem algo que tenho experiência no PROMO é na lida com a Criação Promocional, e digo pra vocês que é um trabalho para o qual você tem que ter paciência. Com mais de uma década, a Criação Promocional é ainda um setor das agências de marketing promocional que vem se estruturando e profissionalizando. No começo dessa brincadeira toda, pouco se sabia quem era quem dentro do departamento. Tínhamos diretores de arte, designers, e grande parte de profissionais sem formação nenhuma – e que muitas vezes foram os melhores profissionais com quem já trabalhei.
Nessa confusão toda, tínhamos ainda que estar atentos à nossa demanda de forma rápida, concisa e extremamente criativa, pois sabemos que verba e criação promocional nunca andaram juntas. Hoje, como Diretor de Criação, tenho grandes responsabilidades e, acima de tudo, tenho carta branca para estruturar o setor conforme a necessidade real dos JOBS.
Conto atualmente com um grande Designer e Ilustrador (rebelde também), uma excepcional redatora (que espanca quem se meter no caminho), uma santa e guerreira produtora promocional (gráfica, brindes, e tudo mais que aparecer pela frente), e uma recém-formada Designer (que começa agora a sentir o suave sabor do stress). E se há 10 anos o MKT PROMO ainda era uma esperança de algo novo na comunicação, e se o departamento de Criação era ainda visto como algo a se estruturar, vejo hoje um caminho muito mais sólido e promissor para esta área que tanto encanta o público-alvo, o cliente e nós do backstage.
Nenhum comentário:
Postar um comentário