quinta-feira, 5 de julho de 2012

Playstation 3 - Análise do Produto



Introdução
Optamos pela escolha deste produto pois é fruto de um ramo de mercado que está crescendo muito. Movendo milhões de dólares todos os anos, o mundo virtual é cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. A escolha do Playstation 3 de nossa parte foi motivada pois a marca é a mais tradicional do mercado e mais influente desse ramo. Além disso, escolhemos já que gostaríamos de analisar sobre as estratégias e ferramentas que a empresa Sony (fabricante do produto) utiliza, e que alcançou grande sucesso, com a tendência de aumentar cada vez mais.

Apresentação
A Sony Corporation é uma multinacional japonesa sendo o quinto maior conglomerado de mídia do planeta. Ela fabrica uma infinidade de produtos eletrônicos, tais como aparelhos de televisão, som, DVDs, CDs,  câmeras digitais, computadores, Softwares,videogames etc. Também atua na indústria do entretenimento sendo proprietária dos estúdios de cinema Columbia Tri-Star Pictures e acionista da Metro-Goldwyn-Mayer. Proprietária das gravadoras Sony Music e BMG, além dos canais de TV por assinatura Sony Entertainment Television, Sony Spin, AXN Blacke AXN. Recentemente formou com a sueca Ericsson uma holding para a produção de telefones celulares com o nome Sony Ericsson.
Sony Computer Entertainment  Incorporated  é uma empresa japonesa fabricante de videojogos. É uma companhia subsidiária da Sony, criada em 16 de Novembro de 1993 durante o projecto PlayStation e já depois da dissolução do projecto de Add-on da Sony para a Snes da Nintendo.


História do Playstation:
A origem da PlayStation começa em 1990, quando a Nintendo planejava uma expansão de CD-ROM para o Super Nintendo. A Sony que desenvolveu o chip de som do SNES, foi escolhida para desenvolver a expansão. O projeto não saiu do protótipo, após vários desentendimentos entre as duas empresas fizeram a Nintendo primeiro por cancelar o projeto e fazer outra parceria com a Philips.
O “Play Station X” já se encontrava em avançado estágio desenvolvimento e a Sony decidiu lançá-lo no mercado como um console de videogames independente. No final de 1994 chegava ao mercado japonês o PlayStation e um ano depois era lançado nos Estados Unidos.
Já no lançamento a recepção foi muito positiva. O PlayStation apostava nos jogos 3D que naquela epoca ainda engatinhavam. O console tinha uma GPU (processador gráfico) avançadíssimo capaz de fazer efeitos só disponíveis em computadores e outros consoles anos depois.
Vários jogos ajudaram no sucesso do console, como Resident Evil, Crash Bandicoot, Tomb Raider, Dino Crisis, Twisted Metal, NBA Live, Gran Turismo,Final Fantasy, ISS Pro Evolution entre outros.
A Sony também introduziu um acessório para o PlayStation que se tornou se tornou muito popular: o memory card. O memory card (ou simplesmente cartão de memoria) permitia salvar dados dos jogos e continuar o jogo no mesmo em que parou. Esta tecnologia já existia em alguns jogos de consoles mais antigos, mas dependia de um chip de memória dentro do cartucho. Os memory cards tornaram o processo de salvar padrão e praticamente todos os jogos tinham suporte.
Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como Nintendo 64, Sega Saturn e o Sega Dreamcast, o PlayStation era o mais vendido com uma linha de jogos já estabelecida e de grandes sucesso.
O console PlayStation deu inicio a uma linha de sucessores, sob a marca PlayStation. Seu primeiro sucessor, o PlayStation 2 (PS2) foi lançado em 2000 com a promessa de revolucionar o ambiente doméstico, pois possuia a capacidade de tocar filmes em DVD e competir com os modernos jogos de computador 3D. Graças à grande e variada biblioteca de jogos e a capacidade de também rodar jogos do PlayStation, o PS2 vendeu mais de 140 milhões de unidades, tornando-se a videogame console mais vendido da história.
Em 2005 a Sony lança o PlayStation Portable (PSP) é a versão portátil da PlayStation. É voltada para o público adulto, e pode reproduzir filmes, visualizar imagens de câmaras digitais, tocar músicas no formato MP3, além de, é claro, rodar jogos de alta qualidade em qualquer lugar com ajuda de uma bateria recarregável. A qualidade dos jogos (gráficos) está entre a PlayStation e PlayStation 2.
Em 2006 a Sony lançou o PlayStation 3, com recursos avançados do chip Cell e armazenamento em discos Blu-Ray, o novo formato de disco sucessor do DVD. Por conter tecnologias muito avançadas o console foi lançado a um preço caro, o que atrapalhou um pouco as vendas na questão de obtenção de lucro, mas que acabou consolidado no mercado devido a todas as suas qualidades.

Análise de Mercado
            O mercado da Sony é algo complexo, pois não está focado para um único público alvo, o que abrange muito até mesmo as características para se realizar a análise do mercado. Para resumir isso, é possível fazer um pequeno esquema respondendo algumas perguntas para se coseguir uma análise de mercado.
• A quem interessa este produto? Como se trata de um produto voltado para o entretenimento, toda e qualquer pessoa que goste desse ramo de mercado e atividades tem interesse nesse produto (ou algum semelhante). Basicamente, qualquer um que tenha um hobby como jogar jogos eletrônicos tem interesse no Playstation 3. Além disso, não se baseia somente em ideia, mas sim em estilo de vida.
• Quem pode estar interessado em receber este benefício que meu produto (ou serviço) oferece? Qualquer um que goste da realidade virtual dos jogos, ou das interatividades do produto como capacidade de ler discos em Blu-ray.
• Quem é o meu cliente? São pessoas que se interessam em artigos atrelados a tecnologia virtual especialmente games, e não necessariamente segue um padrão (idade, sexo...)
• Qual é o perfil do meu cliente potencial? Especialmente jovens do sexo masculino que gostam do mundo virtual dos jogos.
• Que tipo de pessoa e de consumidor ele é? Um tipo de pessoa que goste do “novo”, das “novidades”, que tem interesse em desafios que os games impõem e do lazer que eles proporcionam.
• Quais são seus hábitos de compra? Não há exatamente como identificar, pois é um produto que abrange diversos tipos de consumidor e até classes, logo não há como identificar hábitos em comum, apenas o fato de gostar e estarem dispostos a consumir e gastar dinheiro com o mundo virtual e tecnológico.
• Qual o seu estilo de vida? Normalmente são pessoas que tem tempo ocioso para “dedicar” ao hobby, mas também acontece de muitos dos usuários disponibilizarem pouco tempo, que usam para jogar e se divertir.
• Onde estão localizados meus clientes em potencial (segmentação geográfica)? Em centros urbanos, mas se trata do produto de forma global a distinção que podemos fazer é de urbano e interior.

Análise do produto existente
Produto: Basicamente, é um Videogame no qual é possível jogar diversos jogos, obtendo lazer e entretenimento, é vendido dois tamanhos e formatos. Tem um sigla PS3 característico do produto da marca Sony, que muitas vezes pode ser customizado em algumas cores. Tem capacidade de armazenamento de dados diferentes em função do gosto ou bolso do cliente. As informações técnicas basicamente são de um produto composto pela mais alta tecnologia que se conhece para os games do momento, com processadores de alta tecnologia, boa qualidade gráfica, suporte para bluray e outras mídias, diversos formatos de áudio e imagem, conectividade com internet (PSN), entre outros. A garantia é variável, pela Sony é de 1 ano, porém a mesma não comercializa PS3s diretamente no Brasil, fazendo com que a garantia dependa da loja que o consumidor adquiriu o produto. Apresenta como serviços adicionais conectividade gratuita, bluray, grande memória interna. Tem diversos manuais de instrução que vem junto com a compra do produto, que descrevem desde os passos de como instalar o PS3 até como utilizado e dicas para a conservação do produto.

Preço: A característica universal em relação ao preço que o PS3 adquiriu foi: Ser caro. De fato, é um produto de preço elevado, que dificulta a venda para as grandes massas. Para isso, as estratégias voltadas ao preço de desconto e outras são várias, porém difíceis de citar, visto que como já foi dito, a Sony não comercializa este produto no Brasil, quem fica responsável por isso são as diversas lojas desde as grandes marcas como as pequenas lojas de jogos espalhados pelo país. Então varia bastante todas essas formas de pagamento, descontos, entre outros. O fato é que o preço que se está sendo comercializado varia desde R$ 700 à mais de mil reais. E a pesquisa de preço utilizada foi basicamente usar o “dobro” do preço da edição passada em relação ao seu lançamento e os anos seguintes.

Distribuição: Assim como o preço, a questão da distribuição é bem abrangente, visto em conta que é um produto de proporções globais, mas voltando para o Brasil, basicamente o que acontece aqui se baseia no processo de “importação e revenda”. Como já dissemos, a empresa produtora não vende o playstation 3 de forma oficial aqui no Brasil, e sim empresas revendedoras. Isso acaba proporcionando uma forma de distribuição “básica”, que consiste na importação do produto de outros países e na revenda aqui para consumidores do mercado nacional. As formas de armazenamento variam com as lojas, mas consistem em estocar os produtos em algum cômodo até o momento da venda. Transportes feitos por caminhões, ônibus ou por carro. Sua logística é grande devido as dimensões, porém são feitas de maneira “simples” e básica, pois não é um produto de difícil transporte. As vendas na internet são de alto número, visto que normalmente se encontra preços menores nos sites, tanto do console quanto dos jogos. E quanto a questão da importação, a mesma está sendo estudada considerando que os fabricantes estudam produzir o PS3 dentro do Brasil, semelhante a atitude tomada pelo concorrente da Microsoft, mas tudo ainda não passa de especulação.
 
Comunicação: A propaganda da Playstation, apesar do seu produto atingir a todas as idades praticamente, sempre voltou-se mais para o público jovem, fazendo a marca ter seu estilo “cool”. Propagandas ousadas, bem elaboradas e cheias de efeitos são a característica do PS3. Ele é feito principalmente pela Internet de diversas formas, vídeos e até mesmo usando celebridades para jogar, como o caso do atacante inglês Rooney que diversas vezes é visto pela internet jogando PS3. A propaganda atingiu marca de viral. As promoções de venda e relações públicas é feitas de maneira muito boa, por exemplo, a pessoa tem contato diretamente com o serviço de atendimento ao cliente mesmo ela sendo uma empresa multinacional. As vendas pela internet também são bem praticadas, em função do preço mais atrativo. Também há algo interessante que outras empresas usam o produto para fazer seu próprio marketing, como a Coca-Cola que apresenta placas de publicidade dentro de jogos dessa plataforma.
















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