Introdução
Optamos
pela escolha deste produto pois é fruto de um ramo de mercado que está
crescendo muito. Movendo milhões de dólares todos os anos, o mundo virtual é
cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. A escolha do Playstation 3 de
nossa parte foi motivada pois a marca é a mais tradicional do mercado e mais
influente desse ramo. Além disso, escolhemos já que gostaríamos de analisar
sobre as estratégias e ferramentas que a empresa Sony (fabricante do produto)
utiliza, e que alcançou grande sucesso, com a tendência de aumentar cada vez
mais.
Apresentação
A Sony Corporation é uma multinacional japonesa sendo o quinto maior conglomerado de mídia do planeta. Ela fabrica uma
infinidade de produtos
eletrônicos, tais como aparelhos de televisão, som, DVDs, CDs, câmeras digitais, computadores, Softwares,videogames etc. Também atua na indústria do
entretenimento sendo proprietária dos estúdios de cinema Columbia Tri-Star Pictures e acionista da Metro-Goldwyn-Mayer. Proprietária das gravadoras Sony Music e BMG, além dos canais de TV por assinatura Sony
Entertainment Television, Sony Spin, AXN Blacke AXN. Recentemente formou com a sueca Ericsson uma holding para a produção de telefones celulares com o nome Sony Ericsson.
Sony
Computer Entertainment Incorporated é uma empresa japonesa fabricante de videojogos.
É uma companhia subsidiária da Sony, criada em 16 de
Novembro de 1993 durante o projecto PlayStation e já depois da dissolução do
projecto de Add-on da Sony para a Snes da Nintendo.
História do Playstation:
A origem da PlayStation começa em 1990, quando a
Nintendo planejava uma expansão de CD-ROM para o Super Nintendo. A Sony
que desenvolveu o chip de som do SNES, foi escolhida para desenvolver a
expansão. O projeto não saiu do protótipo, após vários desentendimentos entre
as duas empresas fizeram a Nintendo primeiro por
cancelar o projeto e fazer outra parceria com a Philips.
Já no
lançamento a recepção foi muito positiva. O PlayStation apostava nos jogos 3D
que naquela epoca ainda engatinhavam. O console tinha uma GPU (processador
gráfico) avançadíssimo capaz de fazer efeitos só disponíveis em computadores e
outros consoles anos depois.
Mesmo com a
chegada de concorrentes mais poderosos como Nintendo 64, Sega Saturn e o Sega
Dreamcast, o PlayStation era o mais vendido com uma linha de jogos já
estabelecida e de grandes sucesso.
Em 2005 a Sony
lança o PlayStation Portable (PSP) é a versão portátil da PlayStation. É
voltada para o público adulto, e pode reproduzir filmes, visualizar imagens de
câmaras digitais, tocar músicas no formato MP3, além de, é claro, rodar jogos
de alta qualidade em qualquer lugar com ajuda de uma bateria recarregável. A
qualidade dos jogos (gráficos) está entre a PlayStation e PlayStation 2.
Em 2006 a Sony
lançou o PlayStation 3, com recursos avançados do chip Cell e armazenamento em
discos Blu-Ray, o novo formato de disco sucessor do DVD. Por conter tecnologias
muito avançadas o console foi lançado a um preço caro, o que atrapalhou um
pouco as vendas na questão de obtenção de lucro, mas que acabou consolidado no
mercado devido a todas as suas qualidades.
Análise de Mercado
O mercado da Sony é algo complexo,
pois não está focado para um único público alvo, o que abrange muito até mesmo
as características para se realizar a análise do mercado. Para resumir isso, é
possível fazer um pequeno esquema respondendo algumas perguntas para se
coseguir uma análise de mercado.
• A quem interessa este produto? Como se trata de um produto
voltado para o entretenimento, toda e qualquer pessoa que goste desse ramo de
mercado e atividades tem interesse nesse produto (ou algum semelhante).
Basicamente, qualquer um que tenha um hobby como jogar jogos eletrônicos tem
interesse no Playstation 3. Além disso, não se baseia somente em ideia, mas sim
em estilo de vida.
• Quem pode estar interessado em receber este benefício que meu
produto (ou serviço) oferece? Qualquer um que goste da realidade virtual dos
jogos, ou das interatividades do produto como capacidade de ler discos em Blu-ray.
• Quem é o meu cliente? São pessoas que se interessam em artigos
atrelados a tecnologia virtual especialmente games, e não necessariamente segue
um padrão (idade, sexo...)
• Qual é o perfil do meu cliente potencial? Especialmente jovens
do sexo masculino que gostam do mundo virtual dos jogos.
• Que tipo de pessoa e de consumidor ele é? Um tipo de pessoa que
goste do “novo”, das “novidades”, que tem interesse em desafios que os games
impõem e do lazer que eles proporcionam.
• Quais são seus hábitos de compra? Não há exatamente como
identificar, pois é um produto que abrange diversos tipos de consumidor e até
classes, logo não há como identificar hábitos em comum, apenas o fato de gostar
e estarem dispostos a consumir e gastar dinheiro com o mundo virtual e tecnológico.
• Qual o seu estilo de vida? Normalmente são pessoas que tem tempo
ocioso para “dedicar” ao hobby, mas também acontece de muitos dos usuários
disponibilizarem pouco tempo, que usam para jogar e se divertir.
• Onde estão localizados meus clientes em potencial (segmentação
geográfica)? Em centros urbanos, mas se trata do produto de forma global a
distinção que podemos fazer é de urbano e interior.
Análise do produto
existente
Produto: Basicamente, é um
Videogame no qual é possível jogar diversos jogos, obtendo lazer e
entretenimento, é vendido dois tamanhos e formatos. Tem um sigla PS3
característico do produto da marca Sony,
que muitas vezes pode ser customizado em algumas cores. Tem capacidade de armazenamento
de dados diferentes em função do gosto ou bolso do cliente. As informações
técnicas basicamente são de um produto composto pela mais alta tecnologia que
se conhece para os games do momento, com processadores de alta tecnologia, boa
qualidade gráfica, suporte para bluray e outras mídias, diversos formatos de
áudio e imagem, conectividade com internet (PSN), entre outros. A garantia é
variável, pela Sony é de 1 ano, porém a mesma não comercializa PS3s diretamente
no Brasil, fazendo com que a garantia dependa da loja que o consumidor adquiriu
o produto. Apresenta como serviços adicionais conectividade gratuita, bluray,
grande memória interna. Tem diversos manuais de instrução que vem junto com a
compra do produto, que descrevem desde os passos de como instalar o PS3 até
como utilizado e dicas para a conservação do produto.
Preço: A característica
universal em relação ao preço que o PS3 adquiriu foi: Ser caro. De fato, é um
produto de preço elevado, que dificulta a venda para as grandes massas. Para
isso, as estratégias voltadas ao preço de desconto e outras são várias, porém difíceis
de citar, visto que como já foi dito, a Sony não comercializa este produto no
Brasil, quem fica responsável por isso são as diversas lojas desde as grandes
marcas como as pequenas lojas de jogos espalhados pelo país. Então varia
bastante todas essas formas de pagamento, descontos, entre outros. O fato é que
o preço que se está sendo comercializado varia desde R$ 700 à mais de mil
reais. E a pesquisa de preço utilizada foi basicamente usar o “dobro” do preço
da edição passada em relação ao seu lançamento e os anos seguintes.
Distribuição: Assim como o preço, a
questão da distribuição é bem abrangente, visto em conta que é um produto de
proporções globais, mas voltando para o Brasil, basicamente o que acontece aqui
se baseia no processo de “importação e revenda”. Como já dissemos, a empresa
produtora não vende o playstation 3 de forma oficial aqui no Brasil, e sim
empresas revendedoras. Isso acaba proporcionando uma forma de distribuição “básica”,
que consiste na importação do produto de outros países e na revenda aqui para
consumidores do mercado nacional. As formas de armazenamento variam com as
lojas, mas consistem em estocar os produtos em algum cômodo até o momento da
venda. Transportes feitos por caminhões, ônibus ou por carro. Sua logística é
grande devido as dimensões, porém são feitas de maneira “simples” e básica,
pois não é um produto de difícil transporte. As vendas na internet são de alto
número, visto que normalmente se encontra preços menores nos sites, tanto do
console quanto dos jogos. E quanto a questão da importação, a mesma está sendo
estudada considerando que os fabricantes estudam produzir o PS3 dentro do
Brasil, semelhante a atitude tomada pelo concorrente da Microsoft, mas tudo
ainda não passa de especulação.
Comunicação: A propaganda da Playstation,
apesar do seu produto atingir a todas as idades praticamente, sempre voltou-se
mais para o público jovem, fazendo a marca ter seu estilo “cool”. Propagandas
ousadas, bem elaboradas e cheias de efeitos são a característica do PS3. Ele é
feito principalmente pela Internet de diversas formas, vídeos e até mesmo
usando celebridades para jogar, como o caso do atacante inglês Rooney que
diversas vezes é visto pela internet jogando PS3. A propaganda atingiu marca de
viral. As promoções de venda e relações públicas é feitas de maneira muito boa,
por exemplo, a pessoa tem contato diretamente com o serviço de atendimento ao
cliente mesmo ela sendo uma empresa multinacional. As vendas pela internet
também são bem praticadas, em função do preço mais atrativo. Também há algo
interessante que outras empresas usam o produto para fazer seu próprio
marketing, como a Coca-Cola que apresenta placas de publicidade dentro de jogos
dessa plataforma.
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